sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Análises Frias, Mentes Críticas.

Então todos vivemos em uma corrente de compaixão, certo?
Se eu estou com dor de barriga, então todos vão ficar com dózinha e me tratar bem, certo?
Se um garoto é atropelado e fica com vísceras pra fora, enquanto a mãe berra de tristeza pedindo prum tal de Emanuel ou Manoel ressucitar a criança e se faz uma piada de humor negro sobre isso (como a que acabei de fazer, haha! x.x), você é cruel e imoral.

Mas se, por acaso você cometer um pequeno delito, digo, pequeno mesmo, sabe? Roubar algo, talvez por ganância, talvez por necessidade, mas só pelo fato de estar cometendo este pequeno crime você já está fora da rede da compaixão e agora merece passar fome, sofrer e morrer.

Na comunidade do site www.issoebizarro.com postaram o seguinte vídeo:





Na qual um ladrão de motos está embaixo de um carro, preso, muito provavelmente sofrendo. Agora assistam (sim, assistam) a reação do pessoal da comunidade: (não consegui tirar o sublinhado)

(clique na foto para aumentar)
Muito bonito, né?
Não vou me prolongar muito mais, mas gostaria que repensassem suas atitudes em alguns pontos, focando em ser ou não justo, ser ou não frio. Peço outra coisa, algo que irá explicar o título:
Minha professora disse em algum momento do ano letivo (valeu Diego por me lembrar) que para estudar sociologia você precisa se livrar de todas as suas crenças, de tudo o que te prende, ter a mente aberta, sabe. Então acredito que para poder analisar pessoas, cenas de crime, insetos e afins, você precisa esfriar seus pensamentos, e ver aquilo como o que quer analisar, e não como uma pessoa que tem uma história de vida, tem sentimentos, entes queridos e coisas assim.

Obs: OMG, meio que estou ansiosa para ter psicologia experimental, lol, mas tenho mais um ano pela frente antes da faculdade, mas imagina só! Colocar ratinhos, cachorrinhos, pessoinhas sob certas circunstâncias e analisar o comportamento!!!
Obs2: OK, talvez sejam só ratinhos.

3 comentários:

Cristiano disse...

É bem aquilo que falamos ontem...
as pessoas as vezes acabam dando risada porque o cara que foi atropelado é um simples ladrão então será que por isso ele mereceu ser atropelado? lol
existem pessoas que não roubam coisas materias e fazem danos maiores.. e caso sejam atropelados ninguém vai ficar falando: "hahaha "
porque nem fazem idéia ou a ética não é levada em conta nesse caso

Anônimo disse...

Ninguém pensa na vida do indivíduo, pelas coisas que já passou... Eu creio que se uma pessoa pratica ações danosas à sociedade, é uma consequência de algo anterior, uma vida conturbada, pais inúteis, etc... Do mesmo jeito que aliviam a culpa de uma criança quando ela derruba a outra no chão, deveriam analisar o ladrão por isso. E se falar, mas não pode olhar o ladrão por esse lado, então não o vejam como um ladrão. Vejam como um ser humano; nem na categoria de pessoa eu digo, de ser humano mesmo: um conjunto de sistemas envolto em uma pele, que sente dor, frio e fome. E antes de pré-julgar, julgue-se, ninguém tem o direito de decidir nada por ninguém voluntariamente.
A cena da mãe segurando os restos do filho é chocante... Imaginei-me em seu lugar. Em um segundo, seu filho está espalhado pelo asfalto, e você não pode fazer nada: não é igual quando ele fica doente e você o leva ao médico e ele melhora; não tem mais jeito. Realmente desesperador os gritos da mulher, e a cena... Você pira.
Enfim, meus parabéns mais uma vez. Quer seguir a área da saúde mental?! Opa! Quem sabe não podemos nos encontrar ;)

Amagorath disse...

Acho o puritanismo tão repulsivo quanto o sadismo!!!

Quando vc vê um inocente morrer, e diz sem expressão alguma "se deu mau.. é a vida"

não é q seja mal... afinal... é a vida...

e quando vc vê alguem que julga digno da morte morrer...e diz com um belo sorriso "menos um"...

não é que seja mal... afinal...é a vida...

todos desejamos alguma espécie de justiça absoluta...e nossa relis percepção geral nos faz sentir satisfeitos ou não com o cotidiano cruel...

relativo não???... afinal... é a vida...